Entregamos para todo o Brasil.
Peça seu orçamento hoje mesmo!
(81)99545-4150

Sublimação

Fisicamente falando, Sublimação não é nada mais do que a mudança do estado sólido para o estado gasoso, sem passar pelo estado líquido. Mas qual a sua relação com roupas? Confira nessa matéria:

O que é a sublimação em roupas?

Pode-se dizer que o processo de estampar com sublimação no Brasil começou com os foto produtos, que nada mais são que canecas, camisetas, mousepad, garrafinhas, chinelos, etc… personalizados com a foto da pessoa.

Esse namoro entre a sublimação e o mercado fotográfico, que gerou o “filho” chamado foto produto, criou um mercado gigante e em franca expansão, que inclusive atualmente conquistou estilistas e se firmou de vez no mundo da moda.

Mas afinal, que é a sublimação em roupas? É um processo de estamparia onde você imprime um desenho em um papel para sublimação com tinta sublimática, e depois, através de uma prensa quente, transfere o desenho do papel para a peça de roupa.

A técnica da sublimação vem tomando conta do mercado de estamparia, pois com essa técnica podemos estampar diversos tipos de tecidos e produtos.

No nosso caso funciona da seguinte forma: Imprimimos no papel especial para sublimação, com tinta sublimática, e utilizamos uma Máquina de Estampar para transformar a tinta em gás através do calor e pressão, e assim transferir a estampa para a superfície.

Agora vamos ver o que é preciso para começar sua estamparia.

O que é preciso para trabalhar com Sublimação?

Trabalhar com sublimação é algo simples, mas precisamos de alguns itens para essa técnica. Basicamente são 5 itens:

  • Impressora sublimática: Existem várias empresas que adaptam sua impressora com um “Bulk ink” para que a transforme em sublimática, porém para manter a qualidade do seu produto, indicamos que utilizem a Impressora Sublimática da Epson, que já vem o “Bulk Ink” de fábrica e já vem preparada para receber tintas sublimáticas.
  • Tinta Sublimática: A tinta sublimática é um corante que quando é aquecido, vai para o estado gasoso e adere em algumas superfícies*. Procure utilizar tintas sublimáticas de qualidade.
    * A tinta sublimática necessita que a superfície tenha poliéster na sua composição. Quanto mais poliéster, mais aderência da tinta.
  • Papel sublimático: O papel transfer sublimático já vem com uma fina camada de poliéster em sua composição, o que faz com que ocorra o processo de transferência por sublimação.
    Existem vários tipos de papéis sublimáticos no mercado, mas indicamos o papel sublimático com o verso azul, que oferece melhor resultado na impressão.
  • Máquina de estampar: A máquina de estampar vai fazer o processo de transformar a tinta sublimática em gás e transferir sua estampa para o produto. São máquinas para estampar canecas, canetas, superfícies planas (camisetas, tecidos diversos, azulejos, mouse pads, etc.), bonés e pratos.

PRODUTOS QUE PODEM RECEBER SUBLIMAÇÃO

Apenas produtos com poliéster em sua composição podem receber a transferência da estampa por essa técnica, pois a tinta sublimática adere melhor e as estampas ficam com cores mais vivas.

Existem resinas à base de poliéster para aplicação em superfícies, mas opte por comprar produtos que já venham preparados de fábrica para receber a sublimação.